sexta-feira, 5 de junho de 2009

Quanto realmente custa a inspeção veicular?

No início deste ano, quando a prefeitura de São Paulo deu início às inspeções ambientais houve quem não gostasse da ideia, apesar do esforço do município em reduzir a poluição do ar paulistano. Um dos motivos de reprovação é o fato de os carros mais novos (a partir de 2003) serem os primeiros da lista, além da taxa a ser paga pelo serviço: R$ 52,89. A prefeitura prometeu devolver o valor caso o carro fosse aprovado de primeira no teste, mas, até o início do ano, não havia deixado claro como faria a devolução. Quem não fizer a inspeção, além de não poder efetuar o licenciamento do veículo, pode ser multado.

Para quem está com o carro em ordem e passa sem problemas pela inspeção, o prêmio é a taxa de agendamento devolvida. Mas, para os reprovados, além de perder o valor pago pela inscrição, os custos e o tempo perdido para regular o carro são grandes. Para conferir qual é o ‘custo da fumaça’, o iCarros utilizou um Ford Ecosport 1.6 flex ano 2005 das fotos como modelo.


Calvário

Quem não passar na inspeção veicular recebe um papel indicando que o proprietário do veículo tem 30 dias para reagendar o teste e este é o prazo que ele tem para colocar o carro em ordem. O Ecosport utilizado de modelo passou na análise, mas, e se não estivesse ok? Um dos problemas mais comuns é o combustível. Se estiver adulterado, a queima dentro do motor não será ideal e isso influenciará nos testes. Vale a pena investir num combustível de melhor procedência.


Outra peça que pode reprovar o carro é o filtro de ar do motor. Caso esteja em más condições ou entupido, a queima de combustível também não será ideal e é possível que o veículo seja reprovado. No caso do Ecosport, a peça custa R$ 32 e outros R$ 90 de mão-de-obra para efetuar a troca da peça em uma concessionária Ford da capital paulista.


Velas ruins ou em curto influenciam a queima e deixam o motor desregulado. O jogo de velas (com quatro) do Ecosport custa R$ 48 mais os R$ 90 cobrados por meia hora de mão de obra na oficina da montadora. Como as trocas das velas e do filtro de ar do motor são serviços mais simples, a concessionária diz que pode trocar as duas peças cobrando apenas uma mão-de-obra, caso as substituições sejam feitas em conjunto.


Ao contrário dos carros que utilizam carburadores, os modelos com injeção eletrônica dificilmente ficam com a marcha lenta desregulada. Se isso acontecer, há algo errado com o motor e o problema pode ser desde o combustível ruim a uma falha em algum dos sensores da injeção eletrônica. A diagnose do defeito demanda meia hora de mão-de-obra na concessionária Ford, ou seja, mais R$ 90 apenas para descobrir qual o problema.


Um fator decisivo na reprovação de um carro na inspeção é o catalisador. A peça reage quimicamente nos gases que saem do motor, reduzindo as emissões de poluentes. Se estiver com defeito, desgastado pelo uso ou por combustível ruim, a peça perde eficiência e aumenta os níveis de poluição emitidos pelo veículo.


Se, até agora, as peças não passaram dos R$ 100 é melhor pegar uma cadeira. Um conversor catalítico original para nosso Ecosport 1.6 flex custa a bagatela de R$ 947 e mais R$ 180 pela mão-de-obra. Além disso, o catalisador é uma peça dificilmente encontrada nos estoques das lojas e precisa ser encomendada. O mais alarmante é que o preço alto estimula a compra de peças ‘genéricas’ ou, pior ainda, escapamentos sem o catalisador. Em ambos os casos, a substituição não ajuda em nada na hora da inspeção.


Outro ponto que os proprietários devem ficar atentos é ao agendamento para o conserto. Algumas oficinas pedem que a visita seja marcada com antecedência e o carro fica parado um dia para diagnose. Para trocar as peças é preciso fazer mais outro agendamento. O ideal é não deixar para o final dos 30 dias de prazo para regulamentar o carro, pois ele pode ficar preso na oficina.


Passo a passo


Após ter pago a taxa pelo teste, o proprietário agenda a inspeção em uma das cinco unidades da Controlar, empresa responsável pelo teste. A data para o agendamento varia de acordo com a placa do veículo:

Final da placa | Início do agendamento | Início da inspeção | Término da inspeção

1 | 5 de janeiro | 1 de fevereiro | 30 de abril

2 | 1 de fevereiro | 3 de março | 31 de maio

3 | 1 de março | 2 de abril | 30 de junho

4 | 1 de abril | 3 de maio | 31 de julho

5 | 1 de maio | 3 de junho | 31 de agosto

6 | 1 de maio | 3 de junho | 31 de agosto

7 | 1 de junho | 3 de julho | 30 de setembro

8 | 1 de julho | 3 de agosto | 31 de outubro

9 | 1 de agosto | 2 de setembro | 30 de novembro

0 | 1 de setembro | 3 de outubro | 31 de dezembro


Como funciona?


Os pontos de inspeção da Controlar estão espalhados pela cidade, sendo duas na zona oeste de São Paulo, dois na zona leste e um na zona sul. No caso do Ecosport, o carro foi levado ao centro de inspeção da Barra Funda, na Zona Oeste. Por lá, o atendimento foi rápido e não havia fila de espera. Antes de entrar na baia de inspeção, um funcionário da Controlar aborda o motorista e, se necessário explica todo o processo e tira dúvidas sobre o teste. Após isso, o motorista entrega o carro ao funcionário.


Já na baia, um técnico verifica os níveis de água e óleo do motor, além de vazamentos e barulhos. Depois, com o auxílio de um espelho, checa o sistema de escape por baixo do carro em busca de alterações. Depois da verificação visual, o técnico acopla um sensor na ponta do escapamento e mede os níveis de óxidos de carbono, diluição dos poluentes e emissão de hidrocarbonetos. Os números variam de acordo com as especificações de cada carro.


Todo o processo não levou mais de cinco minutos e na saída outro funcionário aborda o motorista novamente e pergunta se restou alguma dúvida. Para testar os conhecimentos, perguntamos sobre a devolução da taxa de inspeção e sobre o teste para motocicletas. O funcionário respondeu a ambas corretamente.

Consciência

A inspeção veicular ambiental não serve apenas de empecilho ao licenciamento. É o primeiro passo para a criação de uma cultura de manutenção dos carros e para a conscientização ambiental. Para isso, não basta apenas passar no teste. Andar de forma mais racional ajuda a diminuir a poluição e economiza combustível, ajudando o bolso e o poluído ar paulistano.


Serviço


Contato: www.controlar.com.br (agendamento e emissão de boleto para pagamento da taxa) ou (11) 3545 6868


Inscrição para a devolução da taxa, caso o carro passe de primeira no teste: http://www.devolucaoinspecao.prefeitura.sp.gov.br/


Guia da Inspeção Veicular elaborado pela prefeitura de São Paulo: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=28031


Endereços dos postos de atendimento da Controlar em São Paulo:

- Centro de Inspeção Jaguaré: av. Engenheiro Billings, 2100 - zona oeste

- Centro de Inspeção Pq. São Jorge: av. Condessa Elizabeth de Robiano, 1.822 - zona leste

- Centro de Inspeção Anchieta: rua Francisco Bautista, 163 (altura do km 12 da Via Anchieta) - zona sul

- Centro de Inspeção Barra Funda: rua Gustav Willi Borghoff, 450 - zona oeste

- Centro de Inspeção São Miguel: rua Cembira, 422 - zona leste


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