A Honda está lançando simultaneamente três novos modelos no mercado nacional. A scooter Lead 110 chega para enfrentar a Suzuki Burgman AN 125 (R$ 5.990) e Yamaha Neo 115 (R$ 5.543). As duas são líderes de vendas do segmento, nesta ordem. Em 2009, a primeira colocada tem mais de 1.000 unidades comercializadas por mês. No ano passado, a Suzuki comercializou mais de 20 mil scooters, número que vem chamando a atenção da montadora conterrânea.
A motoneta Lead 110 é o modelo mais vendido da Honda mundo afora. Utiliza motor de 108cc dotado de injeção eletrônica e transmissão automática CVT. A potência máxima é de 9,2 cavalos a 7.500 rpm.
Debaixo do banco comporta dois capacetes abertos e tem um compartimento de carga embutido na carenagem frontal. Utiliza roda de 12 polegadas na dianteira e 10 pol na traseira. O preço sugerido é de R$ 6.250. Começará a ser vendida a partir de julho.
STREET SPORT - Os fãs da Twister ficaram sem muitas opções na faixa das 250cc com o fim da produção do modelo, desde que os novos limites de emissão de poluentes entraram em vigor no início de 2009. Em julho chegam as lojas a substituta da esportiva de entrada da Honda, a novíssima CB 300R. A grande novidade está no motor de 300 cilindradas e injeção eletrônica.
Com motor maior que a antecessora, a 300R desenvolve torque de 2,81 kgfm a 6.000 rpm e 26,5 cavalos a 7.500 giros. A nova Honda irá enfrentar as mesmas concorrentes da Twister, a Yamaha Fazer e Kasinski Comet 250R. O preço de fábrica é R$ 11.490.
TRAIL - XRE 300 chega ao mercado com a missão de substituir ao mesmo tempo a XR 250 Tornado e NX4 Falcon. A robusta trail encara tanto o asfalto quanto os pisos de terra e parte de R$ 12.890. Mas os fãs terão que esperar mais dois meses, pois a novidade chegará às lojas em agosto.
Donos da Falcon devem sentir a diferença de potência, pois a NX4 tem motor de 400cc, contra os 300cc da sucessora. A autonomia também foi reduzida de 1,53 litros para 12,4 l. Já os fãs da Tornado terão um upgrade sensível. A XRE 300 é mais equipada, mais pesada (144,5 kg) e mais potente.
Na frente, utiliza roda de 21 polegadas e 18 pol na traseira, ambas de alumínio, calçadas em pneus de uso misto Metzeler Enduro 3. O propulsor desenvolve 26,1 cavalos a 7.500 rpm.
Motor: 291,6cc, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
Potência máxima: 26,1 cv a 7.500 rpm
Torque máximo: 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x curso: 79,0 x 59,5 mm
Alimentação: injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão: 9,0 : 1
Farol (alto/baixo): 60/55W
Sistema de partida: elétrica
Capacidade do tanque: 12,4 litros (2,3 litros de reserva)
Óleo do motor: 2,0 litros (1,4 litro para troca)
Transmissão: 5 velocidades
Embreagem: multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira: garfo telescópico com 245 mm de curso
Suspensão traseira: pro-link com 225 mm de curso
Freio dianteiro: disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão
Freio traseiro: disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples
Pneu dianteiro: 90/90 – 21M/C (54S)
Pneu traseiro: 120/80 – 18M/C (62S)
Chassi: berço semiduplo
Altura do assento: 860 mm
Altura mínima do solo: 259 mm
Dimensões (C x L x A): 2.171 x 830 x 1.181 mm
Entre-eixos: 1.417 mm
Peso seco: 144,5 kg
Cores: preta, vermelha e amarela metálica
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