segunda-feira, 8 de junho de 2009

Utilitário esportivo: segmento que mais cresce

Segmento tem 45 opções e cresceu 21,5% de janeiro a abril
Em meio a crise financeira, à dificuldade de financiamento e o medo de investir, um segmento de carros se destacou, e muito, neste ano no Brasil. É o dos utilitários esportivos. Muitas marcas passaram a oferecer versões com preços mais atrativos e houve muitos lançamentos nos últimos meses. É o segmento que oferece o maior número de opções ao comprador: 45 até hoje (26). Amanhã (27) serão 46, com o lançamento do Audi Q5, uma versão abaixo do luxuoso Q7.

O consumidor respondeu bem à oferta e foi às compras. Nem a falta do desconto do IPI para a maioria dos modelos (que não atingiu carros com motor acima de 2000cc) arrefeceu o mercado. Ao contrário: enquanto o mercado de carros e comerciais leves cresceu 0,5% nos quatro primeiros meses do ano, o setor de utilitários esportivos teve uma evolução de 21,6%, o que significou um aumento de 1,1 ponto percentual na participação do segmento no mercado total: passando de 5% para 6,1%.

Foram vendidos de janeiro a abril 52.590 unidades, para um mercado total de 864.867. No ano passado foram apenas 43.265 utilitários esportivos, para um mercado total semelhante, de 860.751 unidades.

O utilitário esportivo forma hoje o quinto segmento em participação nas vendas totais, perdendo apenas os carros de entrada, os hatchs e os sedãs pequenos e sedãs médios. Ganha em volume de vendas de todas as outras categorias: sedãs grandes, peruas, picapes médias, picapes pequenas, minivans, hatchs médios e furgões.

O Ecosport teve um crescimento residual, de apenas 1,3%, mas continua na liderança do segmento, com 15.665 unidades. No ano passado vendeu 15.469. O ano de 2009 iniciou com a presença de muitas novidades, como o Captiva, da GM, que vendeu 4.315 carros de janeiro a abril. A Honda passou a trazer a versão mais barata do CRV do México, eliminando o imposto de importação (antes vinha do Japão) e reduzindo substancialmente o preço para o consumidor. De 787 unidades vendidas no primeiro quadrimestre do ano passado, o CRV passou para 4.648. Foi o maior crescimento percentual este ano: 490%.

A Ford lançou o Edge, que vendeu 415 unidades nos quatro meses, a Dodge trouxe o Jorney (481 carros). O Hyundai Santa Fé cresceu 58%, vendendo 2.109 unidades. Outros modelos com menor presença no mercado também tiveram grande crescimento, como o Touareg, que passou de 84 unidades de janeiro a abril do ano passado para 265 este ano (aumento de 215%), o Volvo XC60, que vendeu este ano 358 carros.

O Tucson, da Hyundai, vendeu 6.014, mantendo a posição de segundo colocado no ranking dos utilitários esportivos, perdendo apenas para o Ecosport. Mas não cresceu este ano: nos quatro primeiros meses do ano passado ele vendeu 6.625 (caiu 9,2%). O outro coreano, o Sportage, da Kia, cresceu 5,7%: vendeu 1.921 carros este ano.

A GM registrou 35,9% de aumento de vendas do Tracker, e mesmo assim retirou o carro de linha, por causa da chegada do Suzuki Vitara (638 unidades este ano).

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