quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pai procura carro com Isofix

Estou voltando ao Brasil após muitos anos fora e comigo trarei meu filho – com a cadeirinha de bebê. Apesar de procurar como um louco, não encontro nenhuma tabela que mostre que carros possuam Isofix. Você poderia me ajudar? – Sam Wellington – Grand Prairie – Texas (EUA)

R.: O sistema Isofix de fixação das cadeirinhas de bebê – que é item obrigatório nos Estados Unidos -- é pouco conhecido (e valorizado) no Brasil. Mas existem alguns modelos oferecidos no país que possuem esse dispositivo de segurança.

Entre os nacionais o Fiat Stilo Abarth, o VW Polo e o VW Golf já contam com Isofix. E, entre os importados, há o Chevrolet Captiva, todos os Peugeot das famílias 307 e 407, todos os Citroën importados, os VW New Beetle, Bora, Passat e Jetta e todos os BMW, Volvo e Mercedes, no segmento de luxo.

Isofix é um sistema de retenção de cadeirinhas que consiste de três ganchos de fixação (dois inferiores e um superior) e tem como finalidade permitir a instalação rápida e segura das cadeirinhas, dispensando o uso dos cintos de segurança dos veículos, os quais não oferecem a mesma eficiência dos ganchos.

Esse sistema estabeleceu um padrão universal para fixação de cadeirinhas foi criado por norma ISO (International Organisation for Standarisation), dai o nome ISOFIX.

Nenhum comentário: