sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sensor de ré

Ele promete ajudar quem tem carro com estepe ou engate na traseira e evitar danos no carro de terceiros

Um dia eu passei pela experiência nada agradável de estacionar um Ford Eco Sport na frente de um Honda Fit. Após uma baliza, certo de que havia espaço de sobra na traseira, continuei a dar marcha à ré. Até que, aos gritos, o dono do Fit protestava que o estepe do EcoSport havia tocado no capô de seu carro. Ao dar ré em automóveis com certas saliências na traseira, caso de um estepe ou um engate de reboque, nem sempre percebemos o risco que nosso carro ou, pior, o dos outros corre.

O problema é que a maioria dos sensores de estacionamento que se popularizaram nas lojas de acessórios também está programada para pensar no para-choque como limite traseiro do veículo. Por isso a empresa Dalgas desenvolveu a linha de sensores inteligentes Park Master, que no ato da instalação podem ser programados para essa função específica. Em vez de alertar o motorista com um bip contínuo quando o obstáculo está a 30 cm do para-choque traseiro, o sensor leva em conta o limite do pneu ou do engate, por exemplo.

O alerta começa a funcionar quando há um objeto a menos de 2 m. São três zonas de atuação: dinâmica (o equipamento detecta um obstáculo a até 2 m e produz um sinal sonoro intermitente, mas apenas com o veículo em movimento), estática (detecta um obstáculo a até 1,20 m, mesmo com o carro parado) e contínua (acusa o obstáculo a até 30 cm e emite um sinal sonoro contínuo, tanto com o automóvel parado quanto em movimento). Instalado, o equipamento tem preço sugerido de 890 reais. No caso de para-choques pintados, é preciso mandar pintar o sensor da mesma cor. A colocação leva no máximo uma hora e meia.

Após a instalação, que requer quatro furos no parachoque, testamos o equipamento em três situações: em uma parede, em outro automóvel justamente um Fit) e em um poste estreito (um dos maiores vilões de manobras nas ruas). Em todos os casos, eu pisava no freio ao primeiro som do tosque contínuo. No nosso teste, o estepe parou a 29 cm da parede, a 28 cm do para-choque do Fit e a 26 cm do poste. “Essa diferença ocorre em razão do tempo de reação do motorista”, afirma Charles Menezes, responsável pela área de desenvolvimento da Dalgas. No último caso, o poste de placa de sinalização estava um pouco inclinado, com a parte superior mais próxima do carro, daí a diferença menor. É o tipo de acessório que evita muitas situações chatas, de amassadinhos ou coisa pior.


CUMPRE O QUE PROMETE? SIM

Instalado num EcoSport, o Park Master detectou a presença de obstáculos levando em conta o estepe, permitindo uma parada segura a cerca de 30 cm de uma parede, um carro ou um poste.


ONDE ENCONTRAR

(11) 3579-1100

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