quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tabela variável


A rede Hyundai divulga um preço, mas ao fechar o negócio o novo i30 ganha outro valor – bem mais alto
O que se espera de um carro que custa 58000 reais? Que tal seis airbags, controle de estabilidade (ESP), CD player que toca MP3 com disqueteira no painel, retrovisor eletrocrômico e externo com rebatimento elétrico? Assim foi apresentado ao mercado o Hyundai i30. Pelo preço matador e a quantidade de itens de série, venceu um comparativo de hatches médios de QUATRO RODAS, na edição de março. Depois que a reportagem foi publicada, vários leitores de todo o Brasil correram às concessionárias para fazer a reserva. O movimento nas autorizadas da marca coreana cresceu, mas muitos não imaginavam o que estava por vir. O aposentado paulista José Reis July, de 72 anos, por exemplo, esteve em uma autorizada Hyundai de São Paulo para ver o novo carro. O vendedor afirmou que o modelo seria idêntico ao mostrado na reportagem da QUATRO RODAS por 58000 reais. Mas, detalhe, o revestimento de couro nos bancos seria um opcional, pelo custo extra de 2000 reais – para nossa reportagem, a importadora afirmou que eles seriam item de série. Mesmo assim, José Reis decidiu fazer uma reserva por meio de um adiantamento no valor de 10%. “Quando recebi o aviso de que deveria retirar o veículo, veio a verdade: não tinha seis airbags, nem disqueteira, nem controle de tração, entre outros. Perdi o interesse na hora. Rasguei o cheque na frente do vendedor. A Hyundai não manteve o compromisso nem fez questão de efetivar a venda para mim.” O assunto gerou mais polêmica. Mais de 15 pessoas enviaram e-mails ao atendimento ao leitor de QUATRO RODAS com reclamações sobre a Hyundai e a venda do i30. Na internet, há fóruns de discussão sobre o assunto e sobre a falta de comprometimento da marca em oferecer clareza na informação a respeito o modelo mesmo na pré-venda. “Quando vi o carro, pensei: esse vai ser meu. Telefonei para uma concessionária e confirmei as informações. O vendedor me disse que provavelmente o preço seria de 58000 reais, sim. Quando soube que o carro estava na loja, até vesti um terno e chamei minha mulher para comprá-lo. Grande decepção. O preço tinha ido para 78000 reais. Levei um susto. Desisti da compra”, afirma o corretor de seguros Roberto Santos de Souza, de 50 anos, morador do Rio de Janeiro. Procurada pela reportagem, a Hyundai não se pronunciou oficialmente sobre a diferença de preço, mas a própria empresa utilizou a reportagem da QUATRO RODAS como propaganda em jornais e revistas, sem corrigir nenhum preço ou a lista de equipamentos publicada. O site da marca informa que os preços são sob consulta, mas o departamento de marketing da empresa já divulgou oficialmente quatro versões do i30, que vão de 54000 reais (versão manual que vem sem sensor de estacionamento, ESP, disqueteira, couro, airbags laterais e de cortina e teto solar) a 72000 reais (versão com todos esses equipamentos). De acordo com Renan Ferraciolli, assistente técnico da diretoria de fiscalização da Fundação Procon-SP, quem se sentiu lesado com a situação pode procurar o órgão de defesa do consumidor, redigindo uma carta que explique seu caso. A partir daí, o Procon pode convocar uma audiência para tentar encontrar uma solução entre as duas partes.
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