segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Falta de potência do Civic


Donos do sedã reclamam que autorizadas não conseguem resolver a falta de potência em subidas e o alto consumo

Enquanto os mecânicos de oficinas comuns reclamam que o Civic é um carro que oferece pouco trabalho, pois dificilmente dá manutenção, para os profissionais que trabalham nas concessionárias, um problema específico vem dando dor de cabeça aos técnicos da Honda.

A falta de potência do motor 1.8 do New Civic em determinadas condições se tornou tão frequente que a fábrica enviou um boletim interno a todas as autorizadas da Honda sobre o assunto. Sob o código BT-M002/08-854, o documento é intitulado “Procedimento de diagnóstico da perda de potência” e foi distribuído para a rede no dia 19 de junho de 2008. Ele orienta os mecânicos a reajustar as válvulas quando aparecerem proprietários relatando que o carro não tem potência para subir morros e que está com um alto consumo de combustível.

Segundo funcionários de autorizadas de Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, não é possível definir quantos veículos apresentam o problema. “A única orientação que nos foi passada é que todos os modelos que apresentarem falta de potência ou consumo elevado devem ter as válvulas reajustadas. Em alguns casos, conseguimos melhorar o consumo de 4 km/l para até 7 ou 8 km/l com álcool dentro da cidade”, diz um mecânico de uma concessionária de São Paulo.

Dono de um Civic LXS 2008, o engenheiro paulista Guilherme Carbone está entre aqueles que sofrem no dia a dia com a falta de potência e o consumo alto. “Com 13 000 km, eu parava em ladeiras porque o motor não tinha potência para subir. Levei à concessionária e culparam o combustível. Então troquei de posto, mas nada mudou. Em outra visita, disseram que seria preciso trocar o cabeçote do motor, pois encontraram divergências nas medidas internas. Enquanto isso, tenho sempre de pegar embalo para conseguir chegar ao fim das subidas”, diz Guilherme.

Redobrar a atenção ao subir rampas e morros também é um dos cuidados do advogado Rodolfo Barbiere, de Taubaté (SP), quando dirige seu Civic LXS 2006. “Em uma viagem, ao subir uma serra, tive de pedir a todos os passageiros que descessem e subissem a pé para o carro conseguir chegar ao topo de um trecho. Mesmo assim, subiu com dificuldade e queimando a embreagem. Na autorizada, explicaram que era por causa da velas. Tive de pagar 228 reais pela troca delas aos 24 000 km, e mesmo assim o defeito continuou.”

“Desde que comprei o carro, convivo com a falta de potência no motor. O pior é que o problema é intermitente. Todas as vezes que reclamei à concessionária, o carro estava normal”, diz José Rubens Yamaki, de Mogi das Cruzes (SP), dono de um LXS 2008.

Não bastasse a falta de potência, quase todos eles reclamam também do elevado consumo de combustível. “Rodando na cidade e com álcool, eu não faço mais que 5,5 km/l”, diz o engenheiro paulista Ricardo Pastorello, proprietário de um LXS 2008.



O POVO RECLAMA

“Na subida, com o ar-condicionado ligado, meu carro quase que não sai do lugar.”

Ricardo Pastorello, engenheiro, São Caetano do Sul (SP), dono de um Civic LXS 2008


“Quando viajo com minha família, prefiro optar pelo Corsa 1.0 que temos em casa, pois ele consegue carregar todo mundo.”


Rodolfo Marques Barbiere, advogado, Taubaté (SP), dono de um Civic LXS 2006


“Os três carros novos que testei na concessionária apresentaram o mesmo problema que o meu. Disseram, então, que é uma característica do modelo.”

Guilherme Carbone, engenheiro, São Paulo (SP), dono de um Civic LXS 2008



RESPOSTA

Segundo a Honda, “uma folga atípica nas válvulas pode ocasionar redução de potência, o que será facilmente ajustado em qualquer concessionária”.

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