sábado, 17 de outubro de 2009

O fim dos pontos cegos


A restrita visibilidade em manobras de estacionamento é uma das principais causas de acidentes de trânsito com crianças. Segundo a ONG americana Kids and Cars, ao menos 50 crianças são atropeladas, a cada semana, nas garagens de casas e condomínios, nos Estados Unidos – sendo que, em 70% dos casos, quem está ao volante são os parentes das vítimas: pais, avós, tios. Foram estatísticas como essas que levaram os fabricantes de carros a desenvolver dispositivos auxiliares de estacionamento. Mas a Infiniti, marca de luxo da Nissan, foi mais longe e criou um sistema que monitora toda a área em volta do carro. Além dos já conhecidos sensores de ultrassom, o sistema Around View Monitor usa quatro câmeras. A composição das imagens captadas é projetada em uma tela de cristal líquido que mostra o carro de cima como se fosse o ponto de vista de um anjo sobrevoando o veículo ou de um satélite.

O Around View Monitor é ativado automaticamente, quando a ré é engatada, ou por meio de um botão no painel. O motorista pode ligar o sistema em qualquer tipo de manobra, desde que esteja em velocidades inferiores a 15 km/h. Uma vez acionado, a tela de cristal líquido mostra duas imagens: a da esquerda é a projeção da câmera que acompanha a manobra e a da direita é a visão superior do carro. Ao mesmo tempo que as câmeras registram o ambiente, os sensores de ultrassom controlam a distância do carro em relação aos objetos que o cercam. Quando os sensores detectam algo por perto, um alerta sonoro dispara e um aviso surge na tela. Dessa forma, o sistema torna as manobras mais seguras, uma vez que ele elimina os chamados pontos cegos e ainda alerta para a proximidade em relação a anteparos.


Câmeras mostram o ambiente e sensores de ultrassom, instalados nos parachoques dianteiro e traseiro, monitoram a aproximação de obstáculos.

A imagem que acompanha a manobra (no lado esquerdo do visor) pode ser frontal ou traseira, dependendo da marcha engatada. E, nas manobras em que o motorista estaciona o carro paralelamente à calçada, ele pode optar pela visão aérea do carro ou pela visão lateral, em close (na parte direita do visor). Linhas virtuais coloridas servem para orientar a direção. As câmeras com lentes grande angular, do tipo olho-de-peixe, têm boa amplitude de captação – próximo de 180 graus –, mas distorcem um pouco as imagens.


NO BRASIL

O sistema Around View Monitor equipa o SUV Infiniti FX50, que é trazido para o Brasil por importadores do mercado independente. O modelo mostrado aqui é uma versão completa e está à venda na loja paulista Pulsare por 390000 reais. O FX50 é equipado com motor V8 de 390 cv, câmbio sequencial de sete marchas e tração 4x4. Ele conta com airbags, controle eletrônico de velocidade em declives, ESP, dispositivos de fixação de cadeirinha de bebê e sensores de pressão nos pneus. Entre os dispositivos de conforto, traz ar-condicionado automático digital, bancos elétricos de couro e sistema de som Bose.


De olho nas crianças, sistema criado pela Infiniti mostram os pontos que a visão do motorista não alcança

Nenhum comentário: