sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dicas para instalação de acessório


Não deixe o prazer de equipar seu carro se transformar em um problema


Você é daqueles que instalam roda ou som em qualquer lugar, porque acha que é tudo igual? Então veja o caso do consultor imobiliário José Antonio de Carvalho, 64 anos. “Comprei um Palio zero e levei-o a uma loja para instalar película e alarme. Atraído pelo preço, não pensei duas vezes, porém, assim que tive que instalar o rastreador da seguradora, o alarme começou a dar problemas. Soube depois que o alarme não era compatível com o carro e notei que a película preta ficou roxa e começou a descolar”, diz. Ficou com medo agora de colocar um simples CD player no carro? Não precisa. Conheça a seguir os segredos para comprar o acessório que você sonha sem dor de cabeça nem ter de pagar uma fortuna por isso.



SISTEMA DE SOM



Se instalar em uma concessionária, terá a certeza de que não perderá a garantia da parte elétrica, além de contar com o suporte de materiais originais, como é o caso de bucha das portas, chicote original e aro adaptador do alto-falante. Mas o serviço é bem mais caro e pode demorar quase três vezes mais. Por sua vez, a loja oferece uma infinidade de opções, com um atendimento mais especializado.


DICAS:
• Evite equipamentos muito baratos, especialmente se forem de marcas conhecidas, pois as falsificações são comuns.
• Nunca deixe que troquem o chicote original, sob risco de perder a garantia de fábrica.
• Certifique-se de que o instalador é um profissional credenciado por alguma marca, ou se fez algum curso específico na área.
• Não deixe que façam reparos ou remendos na fiação. Além do perigo de um curto-circuito, pode provocar até panes na injeção eletrônica.



VIDRO ELÉTRICO



Quando ele não vem de fábrica, dificilmente será 100% confiável se não for instalado em concessionária. Além de a loja comum não conhecer a fundo o carro, há ainda o risco de você sair com uma máquina de vidro que não seja adequada ao tipo de veículo. Por isso a concessionária em geral é a melhor opção, pois o treinamento dos funcionários costuma ser melhor, não se perde a garantia de fábrica e você ainda tem um produto que “conversa” com a eletrônica do carro, evitando panes.


DICAS:
• Faça as contas para saber se não vale mais a pena comprar o vidro elétrico como opcional direto da fábrica, em vez de instalá-lo depois.
• Cheque se os botões do equipamento são iguais aos que saem de fábrica.
• Modelos que trabalham em conjunto com as travas de portas são mais suscetíveis a defeitos no futuro, já que são várias tecnologias dentro de um único produto.



BANCOS DE COURO



Por ser caro (cerca de 900 reais na loja e 1 800 na autorizada), tenha certeza de estar levando couro 100% legítimo. “A grande maioria das lojas vende produtos que são 70% couro original e 30% ecológico”, diz Julio Felix, da autorizada VW Morumbi Motor. Veja a parte de trás da peça do couro. Se for aveludado ao toque e tiver pequenos fiapos, há boa chance de ser couro. Se for liso e homogêneo, é sintético.


DICAS:
• Pergunte antes se o couro é 100% original e exija isso discriminado na nota fiscal.
• Concessionárias costumam oferecer serviços com acabamento de fábrica.
• Concessionárias costumam oferecer garantia de um ano. As lojas, nem sempre.
• Diversas autorizadas terceirizam o serviço. Se for o caso, descobra qual é a empresa e leve você mesmo, para pagar menos.
• Opte pelo couro preto ou no máximo bege. Cores berrantes podem desvalorizar o carro.



ALARME



Ele pode ser comprado em autorizadas ou nas lojas de acessórios, já que os produtos de qualidade são quase os mesmos em ambos, porém são acondicionados em embalagens diferentes. Fuja de alarmes muito baratos e de marcas pouco conhecidas. Eles vivem disparando e podem não ser compatíveis com a parte eletroeletrônica do automóvel.


DICAS:

• Em concessionárias você tem maior garantia de que o alarme foi instalado segundo especificações da fábrica. Por outro lado, na loja especializada há muito mais opções.


• Todo carro tem uma amperagem específica para cada item elétrico do carro. Caso o instalador ligue o alarme a um fio de amperagem menor, fará com que a bateria descarregue rapidamente.
• Antes de comprar, pergunte se é compatível com o rastreador da sua seguradora (se houver), para ver se não haverá problemas.



RODAS



Instalar rodas de liga leve parece algo simples, mas se não for feito da forma correta pode provocar até acidentes. “Há casos em que, depois de quatro anos, as rodas de baixa qualidade podem começar a rachar”, diz Fernanda Leite, consultora de vendas de acessórios da concessionária Da Vinci, da Fiat.


DICAS:
• Evite roda usada ou muito barata. O preço bom pode esconder que ela foi reformada.

• Não compre rodas que obriguem o carro a ter um pneu de diâmetro maior que o original, pois é proibido por lei, além do risco de o conjunto raspar na suspensão ou carroceria.
• Aros grandes com pneus largos e de perfil muito baixo reduzem o conforto, aumentam o consumo e tornam a baliza mais difícil.


• Se a concessionária descobrir que houve um acidente devido a uma roda danificada ou fora das medidas permitidas pela montadora, a garantia pode ser perdida.



PELÍCULA ESCURA



Calcula-se que 70% dos carros usam esse filme plástico que reduz a incidência do sol e garante mais privacidade e segurança. Aqui a qualidade depende pouco do lugar. “O serviço de uma loja é praticamente o mesmo de uma concessionária. Porém, a autorizada cobra um pouco mais, pois tem de pagar comissão aos funcionários”, diz Ricardo Faria, que há dez anos é comprador de produtos do Mercadocar, um dos maiores centros automotivos do Brasil.


DICAS:

• Pegue um pedaço do filme e risque os dois lados. Se a tinta sair facilmente, é sinal de que logo o produto deve perder sua cor.

• Faça a instalação em locais limpos, pois a sujeira pode causar bolhas ou falhas de colagem.

• Película espelhada provoca multa. Opte só pela preta. Evite o tom de roxo, que pode descolorir com o tempo



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