sábado, 11 de outubro de 2008

Ford Cargo 1217 obtém a melhor valorização do ano nos usados

Modelo de 12 toneladas, especialmente vocacionado ao segmento da construção civil, lidera o ranking da Assovesp com uma valorização de 19,2%
Segundo o ranking da Assovesp/Sindiauto – Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo, o Ford Cargo 1217 (ano 2001) foi o caminhão usado mais valorizado no acumulado de janeiro a agosto de 2008. O veículo registrou um índice de valorização de 19,2%. No lado oposto da tabela, dos caminhões mais desvalorizados, quem perdeu mais valor de revenda, no mesmo período, foi o GMC 12-170, também de ano 2001, com 6,6%.Na opinião de Elton Ribeiro, consultor de usados da concessionária Caoa Caminhões (SP), de bandeira Ford, o Cargo 1217 é muito utilizado no segmento da construção civil, que vive um momento de forte aquecimento vem puxando a economia nacional.“Ele também é usado com implemento de bomba de concreto em obras. Outras aplicações bastante comuns são nas construções urbanas do metrô e por lojas nas entregas de materiais de construção”, afirma Ribeiro.No segundo lugar do ranking dos mais valorizados da associação, figura outro modelo Cargo 1217, porém de ano 2002. Nesse caso, a valorização do vice foi de 15,5%. A terceira posição foi ocupada por outro Ford, o Cargo 1215 (ano 1999) que obteve uma valorização de 9,5%. A hegemonia dos Ford nas primeiras colocações foi quebrada pelo Mercedes-Benz L1620, que conquistou a quarta e a quinta posição com 9,2%, modelo 2006, e 9,1%, modelo 2008, respectivamente. O Volkswagen 16-220 (ano 2000) fechou a lista dos seis primeiros com um índice de 9,1%.Por outro lado...A Assovesp/Sindiauto também fez um levantamento junto às revendedoras independentes de caminhões usados de São Paulo e constatou que o veículo com o maior índice de depreciação – de janeiro a agosto deste ano – foi o GMC 12-170, ano 2001, com 6,6%. Coincidentemente, na lista dos menos valorizados, três veículos da mesma marca também ocuparam as primeiras colocações. Mas, nesse caso, três modelos iguais. O segundo caminhão mais desvalorizado do período foi o GMC 12-170 (ano 2002), com 6,1%, seguido pelo mesmo modelo, mas de ano 2000, que registrou uma queda de 5,4% em seu valor de revenda.
Veja a lista do acumulado de janeiro a agosto de 2008:
Caminhões mais valorizados
Ford Cargo 1217 (2001) + 19,2%
Ford Cargo 1217 (2002) + 15,5%
Ford Cargo 1215 (1999) + 9,5%
Mercedes-Benz L1620 (2006) + 9,2%
Mercedes-Benz L1620 (2008) + 9,1%
Volkswagen 16-220 (2000) + 9,1%
Mercedes-Benz L1620 (2007) + 9%
Volkswagen 15-180 (2002) + 7,7%
Mercedes-Benz 914 (1999) + 7,7%
Volkswagen 16-220 (1999) + 7,4%
Mais desvalorizados
GMC 12-170 (2001) - 6,6%
GMC 12-170 (2002) - 6,1%
GMC 12-170 (2000) - 5,4%
Volkswagen 13-180 (2006) - 1,1%
Volkswagen 13-180 (2007) - 1%
Volkswagen 8-150 (2008) - 1%
Ford Cargo 1317 (2008) - 0,7%
Ford Cargo 1317 (2007) - 0,7%
Volkswagen 13-180 (2008) - 0,4%
Volkswagen 8-150 (2007) - 0,3%

Nenhum comentário: