sábado, 13 de dezembro de 2008

O carro elétrico do futuro terá motor...

O carro elétrico do futuro terá motor, direção, suspensão e freio dentro de cada aro


Definitivamente, os motores a combustão são os grandes vilões do novo século. Para extingui-los, alguns apostam na subversão dos mais sólidos conceitos automobilísticos. Pense em como seria um carro sem coluna de direção e transmissão - e com nada sob o capô. Aliás, não tem nem capô. Pois é assim que a Siemens VDO planeja o eCorner, uma reinvenção da roda que poderá equipar a próxima geração de carros elétricos. Segundo a empresa, os conceitos do eCorner estarão nas ruas dentro de 15 anos.
A idéia é integrar todos os mecanismos de rodagem em módulos dentro de cada roda. Motor elétrico, direção, suspensão e freio seriam itens eletrônicos miniaturizados que substituiriam o emaranhado de conexões mecânicas e sistemas hidráulicos atuais. Cada eCorner poderá reagir de forma independente, podendo até alterar o comportamento do carro dependendo de seu estilo ou da situação de uso.
Outro aspecto revolucionário é o espaço gerado pela ausência de coluna de direção, túnel de transmissão e, principalmente, motor. "Veremos alguns designs bem futuristas, graças a essa tecnologia", diz Dave Royce, diretor de estratégia corporativa da Siemens VDO. Sem falar na redução de peso, que vai refletir no desempenho do carro. O preço de um eCorner será obviamente maior que o de uma roda comum, mas os pesquisadores garantem que a eliminação de várias peças irá compensar, com custos de manutenção menores, mais segurança e menos danos ambientais.




1. O CONJUNTO A parte externa da roda continua coberta por um pneu, mas com sensores para controlar a pressão. A revolução está dentro, onde o eCorner exige uma arquitetura padronizada, com módulos que podem ser trocados de forma simples. A Siemens VDO garante que o peso não será muito maior que o de um conjunto de roda comum, mas o preço deve ir longe.
2. MOTOR Cada recheio de roda abriga um motor elétrico que trabalha sozinho ou em parceria com um motor a combustão, no caso de um carro híbrido. A prioridade, porém, é que seja 100% elétrico. Assim, o sistema de motores individuais elimina as conexões mecânicas, além de aproveitar 96% da energia produzida - num automóvel a gasolina, essa eficiência é de 30%.
3. FREIOS Chamados de Electronic Wedge Brakes (EWB), terão discos acionados por pequenos motores elétricos, em vez de pistões - reduzindo o peso e o espaço ocupado por dutos hidráulicos. Quando houver desaceleração, cada motor elétrico ainda funcionará como um dínamo, ajudando a frear o carro ao mesmo tempo que aproveita a energia para recarregar as baterias.
4. SUSPENSÃO Cada roda terá um conjunto de suspensão ativa, com sensores eletrônicos aliados a amortecedores motorizados, para gerenciar o contato dos pneus com o asfalto. Tudo pequeno, para caber dentro do aro, que terá medida maior que as usadas hoje. Os sistemas auxiliares (ESP e ABS) vão trabalhar integrados, para garantir a melhor aderência possível.
5. DIREÇÃO O sistema de direção passa a ser todo eletrônico e motorizado, abolindo as conexões mecânicas entre o volante e as rodas. Além de economizar peças, tem várias vantagens dinâmicas: cada roda pode alterar seu ângulo ou velocidade de forma independente. Um sistema de estacionamento automático será o próximo passo.
DO AR PRA RUA Parte do conceito do eCorner vem da tecnologia fly-by-wire, adotada nos avõies nos anos 70, que trocaram os sistemas mecânicos e hidráulicos por cabos e motores elétricos. Vantagens: menos peso e complexidade, além de impedir que o piloto ultrapasse limites estruturais da aeronave. No Brasil, isso teve início com a linha Palio de 2001, que ganhou acelerador eletrônico.
Por Leonardo Nishihata

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