sábado, 28 de fevereiro de 2009

Auto-serviço | Cumpre o que promete


Selante de pneus Slime

Selante de pneus Slime

Com ele, o carro poderia rodar mesmo com doze furos da espessura de um lápis. Fomos conferir se cumpre o que promete

Selantes de pneus existem aos montes no mercado, mas não é qualquer um que garante ao pneu rodar após ser perfurado por pregos de até 6 mm ou com até 100 furos. O responsável pela promessa é o Slime, importado dos Estados Unidos pela MAS Express.

Para checar sua eficácia, resolvemos realizar um teste um pouco diferente da promessa. Em vez dos 100 furos em pneus em bom estado, que é uma situação longe de qualquer realidade, preferimos usar menos furos, porém com vários pregos e parafusos de até 6 mm (quase a espessura de um lápis) e em pneus abaixo do limite mínimo de uso, já carecas. Nessa condição, o próprio importador não garantia o resultado.

Assim, se o Slime não passasse nessa fase, faríamos um segundo teste com pneus em bom estado. Para o desafio, convocamos um Renault Clio com pneus 185/65 R15 e contamos com ajuda do Cesvi Brasil, entidade acostumada a testar produtos automotivos.

Primeiro é preciso retirar a válvula do pneu para injetar o gel selante – para isso, uma pequena chave acompanha o produto. Depois aplicamos a quantidade recomendada na embalagem – que no caso era de 350 ml do gel em cada pneu – e rodamos por alguns minutos, a fim de espalhar o produto e formar a camada protetora interna. Depois, foi a vez de passar por sobre uma tábua com pregos e parafusos.

Nessa hora dava até para ver o gel esverdeado escapando pelos furos, mas logo depois o vazamento era estancado. Agora era só estacionar o Clio e esperar. Voltamos cinco dias depois para conferir a pressão, que inicialmente era de 31 libras. Após a medição, notamos que a pressão caiu no máximo 3 libras por pneu, com uma exceção: o dianteiro esquerdo estava no chão, mas era justamente o único que estava tão careca que nem se via mais o desenho da banda de rodagem – parecia mais um pneu slick. Nesse não teve jeito, o produto não fez milagre. Mas, nos outros três, ele foi até contra a expectativa do importador e funcionou bem.

Porém, se o gel funcionou bem, o mesmo não se pode dizer do compressor de ar que acompanha um dos kits. Ficamos por mais de 15 minutos esperando que ele enchesse um pneu, e o máximo que conseguiu foi atingir 20 libras. A compra do kit do tubo de gel de 473 ml e o compressor por 190 reais não vale a pena. O melhor é ficar com o tubo de 473 ml (45 reais) ou o de 947 ml (70 reais).


SIM

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O Slime pode ser comprado à parte ou com um compressor.


O Slime funcionou corretamente após furarmos pneus com estado mínimo de uso com pregos de até 6 mm. Mas o compressor de ar não conseguiu encher os pneus até as 31 libras.


ONDE ENCONTRAR
www.slime.com.br


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