terça-feira, 10 de março de 2009

Aventura Solidária

Médicos paulistas largaram empregos e venderam tudo o que tinham para viajar de jipe e ajudar comunidades carentes espalhadas pelo Brasil
Fabrício Migues
Junte o sonho de viajar pelo Brasil de carro e o desejo de poder ajudar pessoas necessitadas. Essa é a realidade do casal de médicos Danielle Bouhid Bertolini e Carlos Alberto Maknavicius, conhecidos como Médicos da Terra, que visitam municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e oferecem atendimento médico gratuito para comunidades carentes.
“Queríamos conhecer vários lugares no Brasil e também fazer um projeto social. A idéia surgiu quando ficarmos sabendo da história de Robert e Grace, um casal que viaja pelo mundo com seu carro. Não apenas por turismo, mas também para ajudar”, conta Danielle.

Danielle faz questão de ir até a casa das pessoas, não apenas para atender, mas para verificar as condições em que vivem, para orientar sobre cuidados higiênicos
O casal começou a planejar a viagem no final de 2006. Passou 2007 inteiro se preparando e chegou a participar da ação social do Rally dos Sertões. Em outubro, ambos se demitiram do emprego e saíram de São Paulo, dando início à viagem. Venderam tudo o que tinham e compraram um Land Rover Defender 110, ano 2003. “Como a idéia era visitar lugares de difícil acesso, precisávamos de um carro que pudesse nos levar a qualquer lugar. Assim, conseguimos visitar pessoas que têm dificuldades de chegar até o posto de atendimento”, diz a médica. O carro foi adaptado para que eles pudessem morar nele. A parte traseira recebeu armários onde os equipamentos médicos são armazenados, espaço para biblioteca, geladeira e fogão. “Tivemos que prepará-lo inteiro, pois iríamos passar muito tempo dentro do veículo.”
Sobre a manutenção do veículo, Danielle conta não há concessionárias Land Rover em todos os lugares, por isso precisa escolher algum lugar específico para fazer a manutenção. O carro fica parado apenas dois dias na revenda, geralmente. “Já aconteceu do alternador quebrar, mas aí contamos com a ajuda de uma oficina em São Paulo, a The Specialist, que nos envia a peça e nos dá todo o suporte para conserto em caso de quebra.”

Como funciona


Danielle e Carlos dividiram a viagem em cinco partes, uma para cada região. A primeira visitada foi o Sudeste. Atualmente estão no Nordeste. De lá vão para o Norte, depois para o Centro-Oeste e finalmente para o encerramento no Sul. O casal estima que deve encerrar a aventura solidária em abril de 2009.
Os médicos fizeram um levantamento de todas os municípios com o pior IDH de cada estado. Eles passam uma semana em cada uma deles. Antes de chegar nas cidades, entram em contato com a secretaria municipal de saúde. O agente sanitário do município indica as comunidades com mais necessidade no local. “E nós vamos lá. Enfrentamos grandes desafios para chegar nessas comunidades. Há lugares que carros comuns não passam”, comenta Danielle.
Segundo a médica, é extremamente importante ir até o local para conhecer a condição de higiene da família. “Além de atender as pessoas, verificar a saúde de todos, queremos também ver a realidade delas. Aproveitamos essas visitas para dar orientações de higiene pessoal, de alimentação, enfim, colaborar para que a família possa ter uma condição de vida melhor e mais segura.”
Balanço

Na primeira etapa da viagem, na região Sudeste, 587 famílias foram beneficiadas
A primeira parte da viagem, pela região Sudeste, já foi concluída. E os números são impressionantes: Em três meses, 11 cidades dos quatros estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) foram visitadas. O casal rodou, no total, 13.840 quilômetros e consumiu 1.544 litros de diesel. O mais importante: 587 famílias foram beneficiadas diretamente. “Além do atendimento domiciliar, fizemos palestras para as comunidades e verificamos pressão de arterial de muitas outras pessoas. Agradeço às secretarias municipais por onde passamos por todo o apoio”, comenta Danielle.
A dupla possui um site (http://www.medicosdaterra.com.br/), onde há um blog. Nele, o casal escreveu um breve resumo dessa primeira passagem: “Mais do que lugares longínquos, conhecemos pessoas simples de valores inestimáveis, recebemos presentes plantados por suas próprias mãos e vimos um Brasil onde o banheiro a céu aberto é a regra, um Brasil pobre, onde a maior riqueza é o próprio ser humano.”
O casal conta com apoio da AGR Surgical, empresa de material cirúrgico, BB Seguros e MTK, empresa de roupas. O site é feito pela Traço Publicidade. “Apesar dessa ajuda, muita coisa ainda sai do nosso bolso. Mas estamos muito felizes em poder realizar esse sonho.”

Nenhum comentário: