quinta-feira, 23 de abril de 2009

Não compre do escuro - Visual ultrapassado "Courrier"

Procurando uma picape compacta? Antes de comprar, não deixe de conferir os problemas mais frequentes da Courier, apontados por especialistas em diversas áreas

Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press
Courier não acompanhou a alteração estilística da segunda geração da família Fiesta e picape mantém praticamente mesmo visual há 10 anos
Na série Não compre no escuro, especialistas de diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento e emissão de ruídos) contam quais são os problemas crônicos de cada modelo e quanto custa em média para resolvê-los. O objetivo é ajudar na compra de um usado e também auxiliar quem já tem o modelo a montar um plano de manutenção. Outra informação prestada pela série são os recalls de cada modelo. Esta semana, o focalizado é a picape Ford Courier.

A Courier chegou ao mercado brasileiro em 1997, com as mesmas motorizações do Fiesta: o motor Endura 1.3 e o Zetec 1.4. Em 1999, a picape passou por um face lift e recebeu o motor Zetec Rocam. A Courier não acompanhou as mudanças estilísticas da segunda geração do Fiesta e permanece praticamente inalterada. Foi apenas em 2007 que a Ford lançou o propulsor 1.6 Flex.
Problemas e orçamento
Ford/Divulgação
Caçamba é grande, mas apresenta folga na tampa traseira. O propulsor 1.6 Zetec Rocam só ganhou tecnologia flex em 2007

Apesar das linhas obsoletas e o reduzido espaço interno na cabine, modelo apresenta como vantagem a boa autonomia, assegurada pelo tanque de 68 litros, e capacidade de carga (1.030 litros) na caçamba de 1,82m. Especialistas recomendam evitar a versão 1.4 pela dificuldade de se encontrar as peças do motor.

MECÂNICOS

Geral
Vazamento de óleo no atuador do pedal da embreagem
Troca do atuador:
de R$ 329 a R$ 438

Baixa durabilidade da válvula de marcha lenta
Troca: de R$ 220 a R$ 454

Falha no sensor de
marcha a ré
Troca: R$ 140

Baixa durabilidade da bomba de combustível
Troca: de R$ 200 a R$ 246

Buchas da suspensão são frágeis
Revisão: R$ 400

Motor Endura
Vazamento de água no coletor de admissão
Troca do coletor: R$ 1.712
Adaptação da base de metal no coletor: R$ 185

Mangueira do suspiro do motor veda a passagem de ar
Troca da mangueira: R$ 115

Demanda regulagens constantes
Regulagem: R$ 80

Suporte do motor é frágil
Troca: R$ 80

Motor Zetec Rocam
Falha na válvula termostática
Troca: R$194

Vazamento de água na carcaça da válvula termostática
Troca da carcaça: de R$ 158

Vazamento na junta da válvula termostática
Troca da junta: R$ 30

Vazamento na junta da tampa da válvula termostática
Troca da junta: R$ 68

Folga na junta da coluna de direção e setor
Substituição do conjunto: de R$ 180 a R$ 1.811

Defeito na válvula do ar quente causa vazamento de água no interior do veiculo
Troca da válvula: R$ 328

Falha na bomba d'água
Troca: R$ 215

Trinca no cabeçote
Troca: R$ 2.236

ELÉTRICOS

Geral
Falha no atuador de marcha lenta
Troca do atuador: de R$ 157 a R$ 360

Falha no medidor do volume de ar que entra no motor
Troca: R$ 827

Motor Endura
Sujeira no medidor de massa de ar faz o carro perder potência
Limpeza: R$ 60

Motor Zetec Rocam
Mal contato nos relés do eletroventilador
Reparo: R$ 120

Isolamento dos cabos principais de energia (que liga a bateria ao alternador e motor de arranque) ressecam e trincam, fazendo os fios ficarem expostos, causando risco de curto-circuito e incêndio
Reparo do chicote: R$ 150

Falha no sensor de posição de borboleta
Troca do sensor: R$ 235

Falha do sensor de temperatura
Troca: R$ 108

LATARIA/CARROCERIA

Com o passar dos anos, as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500

RUÍDOS (causados por)

Isolamento ruim do protetor de caçamba
Folga na tampa traseira
Tuchos mecânicos com varetas
Má regulagem do capô
Folgas nos bancos e nos componentes internos das portas
Excesso de materiais plásticos

A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir
de R$ 200

RECALL


Para saber se sua Courier está na lista de recalls da fábrica entre em contato com o Centro de Atendimento Ford: 0800-703-3673

Substituição das pinças de freio
Ano do recall: 2002

Colaboraram para a reportagem:
AutoWay (31-3442-7342);
Alinha Rodas (31-3295-3913);
o tira-grilos Luiz Fernando Machado (31-3226-2677);
Autowatt (31-2526-4516);
Magnus Alinhamento (31-3463-9720).

Nenhum comentário: