quarta-feira, 13 de maio de 2009

Não compre no escuro - Chevrolet Meriva


A minivan Meriva foi lançada em 2002, já como modelo 2003. É um desenvolvimento realizado sobre a plataforma do Corsa de nova geração, com o qual compartilhava um dos motores disponíveis inicialmente, o 1,8-litro de 102 cv. A outra opção era um até então inédito 1,8-litro 16V com coletor variável, de 122 cv, fornecido pela Powertrain (união entre a GM e a Fiat para produção de motores, já extinta). Apenas por curiosidade, esse mesmo 1.8 16V equipa também os Fiat Stilo.

Com 4,04 metros de comprimento, 1,69 metro de largura e distância entre eixos de 2,63 metros, a Meriva apresenta uma solução bastante interessante em termos de aproveitamento interno, denominado FlexSpace. Trata-se de um sistema que engloba os bancos traseiros, que são divididos em três partes, dias laterais e mais largas, além de uma central, mais estreita. Os bancos podem ser retirados e dobrados, sendo que se a seção central for removida, os dois restantes podem ser aproximados lateralmente, formando um modelo com quatro lugares individuais.

Quando os bancos traseiros estão totalmente abaixados, o porta-malas tem a capacidade aumentada de 277 litros para 1.412 litros. Na parte inferior do assoalho do porta-malas há ainda um fundo-falso, excelente para pequenos objetos, jogo de ferramentas etc. A falta de iluminação nessa área, entretanto, foi alvo de muitas reclamações por parte dos proprietários.

Outra reclamação envolvia diretamente o FlexSpace, mas não com relação à eficiência do sistema, mas sim... ao preço! Na versão básica ele vinha agregado a vários outros itens opcionais, o que elevava o valor de compra em nada menos que R$ 7.400!!! Na versão 1.8 16V essa quantia era elevada para R$ 8.400. Dessa forma, no mercado de usados nem sempre é fácil encontrar Meriva com o FlexSpace, principalmente a versão básica.

De qualquer forma, entre os equipamentos de série estão o imobilizador eletrônico, conta-giros, limpador e lavador traseiros etc. O painel, ao contrário do que acontece com grande parte de modelos derivados de outros, é exclusivo da Meriva. Pena que a alavanca de câmbio não teve a posição elevada como os bancos, sendo outro alvo de reclamações por parte dos consumidores.

Os equipamentos que também fariam parte de um pacote de praticidade para um monovolume, como mesinhas rebatíveis para o compartimento traseiro, porta-copos, apoio de braço, também são opcionais.

Em novembro de 2003 a GM apresentou a Meriva com motorização Flex, já como modelo 2004. Em agosto de 2004 o modelo ganha novas nomenclaturas, com a básica passando a ser a Joy; a intermediária, Maxx; e a top, Premium. Em 2005 é a vez da “esportiva” SS, que apresentava apenas um pacote estético (rodas, pinturas, forrações etc) para diferenciá-la das demais. Uma pena usar uma nomenclatura tão famosa dessa forma...

Comprando uma Meriva usada

Apesar da modernidade do projeto, alguns defeitos crônicos irritam os donos de Meriva. São detalhes presentes em grande número de unidades, que motivaram visitas às concessionárias, mas que nem sempre foram resolvidos. Exemplos? Os ruídos nos plásticos do acabamento interno, no tampão traseiro que salta nos buracos e se choca com a tampa, nos vidros que “dançam” nas canaletas quando abertos pela metade e em piso ruim, no ar-condicionado em marcha-lenta (uma espécie de ronco constante); outro ruído, mas dessa vez na direção hidráulica (quando se esterça a direção com o veículo parado principalmente, defeito causado por uma folga na mangueira de retorno do fluido) e na suspensão dianteira (buchas).

Se ouvir estalos vindos da traseira, verifique se os pontos de solda do teto não se desprenderam, fato que já ocorreu em algumas unidades. Da mesma forma, cheque se o ar-condicionado está funcionando, pois uma falha na construção da tubulação de alumínio do sistema deixa o gás refrigerante escapar. Veja se os vidros sobem e descem perfeitamente, pois a máquina – por ser toda de plástico – se quebra com relativa facilidade e nem sempre é trocada, sendo remendada em algumas oficinas. Finalmente, o alarme em algumas unidades tem o péssimo hábito de disparar sem motivo. Cheque se está funcionando corretamente. Boa sorte

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