quarta-feira, 13 de maio de 2009

China 2009: ano do boi ou do automóvel?


Em 2009, estimativas de venda são o recorde de 10.2000.000.

O ano de 2009 é o Ano do Boi no horóscopo chinês. Mas, após os fabulosos resultados da Auto Xangai 2009, com o tema “A Arte da Inovação”, parece que 2009 será o Ano do Automóvel na China. Vejam estes números expressivos:Primeiro, o crescimento do número de automóveis vendidos na China. Em 2007, foram vendidos 8.792.000 unidades. Em 2008, o total foi 9.380.000. Em 2009, as estimativas são um recorde de 10.2000.000.Segundo, sobre Xangai. A chamada Greater Shanghai Área (GSA) é uma região chave da China, representando aproximadamente 25% do produto nacional bruto do país. Com um crescimento anual de 10,2 per capta, o produto nacional bruto do GSA é cinco vezes maior do que a média nacional. A indústria automobilística tem uma grande concentração no GSA. Terceiro, os números da Auto Xangai 2009 (13ª International Automobile & Manufacturing Technology Exhibition), que foi realizada no Xanghai New International Expo Centre (SNIEC). Havia 1,5 mil stands entre montadoras (chinesas e internacionais) e fabricantes de peças, acessórios e serviços automotivos de 25 países. Mais de 600 mil pessoas visitaram a Auto Xangai 2009, quase 20% de visitantes a mais do que na Auto Xangai 2007. A feira acontece a cada dois anos. Um fato curioso e bastante comentado: Fiat e Renault não participaram do evento este ano.Como em todo salão de automóvel, existem algumas grandes estrelas na exposição, os “stands-atração”, onde se formam filas para ver os novos produtos ou as diferenciadas e inovadoras características do próprio stand.Segundo a crítica especializada, os 13 novos automóveis apresentados foram uma enorme atração, mas a grande vedete da Auto Xangai 2009, com longas filas para entrar, foi o stand interativo da Ford, que com o tema “Drive Green, Drive Smart, Drive Safe”, enfatizava: dirija para um futuro melhor, mais brilhante e experimente as últimas tecnologias Ford – para hoje e para o futuro.A parte “Drive Green” do stand mostrava a nova tecnologia de motores EcoBoost que combina turbocharging com uma altamente precisa injeção direta de combustível, que resulta em excepcional performance, menor emissão de CO2 e menor stress no bolso do proprietário. Esta importante tecnologia destinada aos carros do futuro já estão à disposição dos consumidores hoje. Os visitantes dessa parte do stand da Ford podem participar de um desafio de dirigir com segurança ou do EcoBoost Slot Car Challenge. A parte “Drive Smart” do stand apresenta a tecnologia Ford SYNC, que conecta o passageiro com as últimas tecnologias de música digital. O Ford SYNC, que foi desenvolvido em conjunto com a Microsoft, é todo controlado pela voz do motorista, dentro do carro, o que permite a concentração total do mesmo para o trânsito nas ruas ou estradas. A parte “Drive Safe” do stand mostra por que o Ford Mondeo, o Ford S-Max e o Ford Focus receberam inúmeras premiações de uma série de instituições de segurança veicular. No caso do Mondeo e do Focus, eles receberam o “5-star rating” da C-NCAP por proteção dos passageiros. Os visitantes do stand recebiam um cartão para entrarem no site www.ford-autoshow.com.cn para mais informações. Você pode entrar nesse site e passear por todo o stand da Ford vendo fotos e vídeos. Ou se preferir, entre direto em www.youtube.com, e coloque um dos seguintes URLs: Ford stand at Auto Shanghai 2009 (Part 1); Ford stand at Auto Shanghai 2009 (Part 2); Ford Fiesta reveal at Auto Shanghai 2009; Ford China Iosis x Concept Car Reveal at Auto Xangai 2009. Um dos carros conceito que atraiu muita atenção do público foi o Buick “Business Concept”, desenvolvido na China pela joint-venture da GM e da SAIC - Shanghai Automotive Industry Corporation. Segundo um importante jornalista inglês especializado: “Nos meus mais de 20 anos de profissão já vi muito carro feio. Mas este Buick, com sua frente que parece um nariz de porco bravo, é a coisa mais horrorosa que eu já vi. Com ideias como esta, não é a toa que a Buick pode ir à falência”.Também atraíram grande público os seguintes stands:- BMW, mostrando o BMW 760Li, com uma nova transmissão automática de 8 velocidades e o BMW X5 M com um motor turbinado.- Volkswagen, mostrando uma linha completa de carros importados e carros fabricados na China. Demonstrou a “Blue-Motion Technology” para consumidores interessados em economia de energia, que aparece nos modelos Golf e Lavida. Mostrou o Passat Lingyu, que fez o seu debut na China. Todas as empresas do Grupo Volkswagen mostraram seus modelos: Skoda Superb, Audi R8 5.2 FSI e Bentely GTC Speed com uma velocidade máxima de 320 quilômetros por hora.- General Motors, mostrando 37 automóveis, entre os em produção e os conceitos, detalhando design, tecnologia e economia de combustível. Dois automóveis chamaram a atenção dos visitantes. O Chevrolet Camaro coupê sport (a estrela do filme “Transformers”) e o Chevrolet Volt, o primeiro carro elétrico de percurso-extendido, que estará no mercado em dois anos. - Porsche, mostrando o Porsche Panamera, o seu primeiro Gran-Turismo para 4 passageiros.- Chery, a empresa de maior market share da China, apresentou 32 novos modelos. Além do compacto Richi M1 e do sedan A3 sedan, mostrou os sedans, Richi G6 e Richi G5, que começam a ser vendidos em 2010. Apresentou ainda quatro modelos elétricos.- SAIC Motor, o maior fabricante de automóveis da China, apresentou o MG6, um modelo conceito fast-back e o Roewe N1, também um modelo conceito que está prestes a ser colocado no mercado.- Toyota, mostrando 50 modelos na exposição, com ênfase em meio ambiente, segurança e ideias futurísticas. Apresentou cinco carros conceito. Em termos de proteção ao meio ambiente, a Toyota apresentou o FT-EV, movido por uma bateria de lítio, o FCHV-adv, que usa células de hidrogênio e o i-Real, com apenas um assento.

Nenhum comentário: