Usado que atrai pelo preço, esportividade e itens de conforto, o VW Golf foi analisado pelos especialistas da série. Custo elevado de manutenção é ponto negativo
Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press |
A segunda geração do Golf, importada da Alemanha, foi lançada no Brasil em 1998 e nacionalizada já no ano seguinte |
O Golf chegou ao Brasil, importado do México, em 1994. A versão era a esportiva GTI, com motor 2.0, que desenvolvia 115 cv. No ano seguinte, chegaram mais versões: a GLX 2.0 e GL 1.8, (vinda da Alemanha). Em 1996, essa última versão também passou a vir do México, com injeção multiponto, que lhe rendia 96 cv. Em 1998, foi lançada uma nova geração do modelo, produzida na Alemanha, a quarta desde seu lançamento na Europa, em 1974. As versões eram a 1.6, de 101 cv, 2.0, de 115 cv e o 1.8 GTI, de 150 cv. Já no ano seguinte, essas mesmas versões passaram a ser fabricadas no Brasil. Em 2007, o modelo passou por um face-lift e trouxe como novidade a motorização 1.6 flex.
Problemas e orçamento
Como principalmente a primeira geração do Golf é importada e circulou por aqui por pouco tempo, algumas peças originais do motor são caras e nem sempre estão disponíveis nas autorizadas, e mesmo no mercado paralelo não são fáceis de se encontrar, o que pode obrigar o proprietário a visitar ferros-velhos.
MECÂNICOS
Geral
Folgas nas buchas dos leques, bieletas e coxins com rolamentos
Troca: R$ 400
Barulho nas rodas
Troca do cubo e rolamento:
R$ 182 por roda
1ª geração
Falha nos cabos de vela
Troca: R$ 900
Trinca na mangueira do respiro do motor
Adaptação: R$ 150
Troca: R$ 635
Trinca na base do corpo da borboleta
Troca da base: R$ 3.700
2ª geração
Falha nos cabos de vela
Troca: R$ 610
Testes do Golf
. Golf GT 2.0 Flex - Para botar banca
. Golf Sportline 1.6 Flex - Golf também entra no clima
. Golf GTI 1.8 Turbo - Pode pisar que tem
ELÉTRICOS
1ª geração
Geral
Falha na bobina e módulo de ignição
Troca: R$ 190
Falha no sensor de temperatura da água
Troca: R$ 80
Golf 2.0 GTI
Falha no medidor de massa de ar
Troca: R$ 240
Falha na bomba de combustível
Troca: R$ 300
Golf 2.0 GLX
Falha no relé do sistema de injeção eletrônica
Troca do relé: R$ 100
Falha no sensor hall
Troca: R$ 460
Golf 1.8 GL
Falha no sensor de posição da borboleta
Troca: R$ 400
Falha no corretor da marcha lenta
Troca: R$ 400
Golf 1.8 MI
Falha no relé do sistema de injeção eletrônica
Troca do relé: R$ 100
Falha na válvula de controle da marcha lenta
Troca: R$ 370
2ª geração
Geral
Falha no medidor de massa de ar
Troca: R$ 240
Golf 1.8 Turbo
Falha no módulo de ignição
Troca: R$ 3.250
Falha no sensor de temperatura da água
Troca: R$ 80
Defeito no corpo de borboleta
Troca: R$ 630
Golf 2.0
Falha na bobina de ignição
Troca: R$ 190
Golf 1.6
Defeito no corpo de borboleta
Troca: R$ 630
Falha no sensor de temperatura da água
Troca: R$ 80
Falha na bobina de ignição
Troca: R$ 190
LATARIA/CARROCERIA
Com o passar dos anos, as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
RUÍDOS (causados por)
Dilatação de peças plásticas dos faróis e painel de instrumento
Vibrações na barra de sustentação do teto
Para-choques bambos
Folga nos trilhos dos bancos, presilhas das portas e componentes das máquinas dos vidros
Isolamento precário de triângulo, macaco, chave de roda, estepe e guarnições traseiras
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200
RECALL
Para consultar se seu Golf está em dia com os recalls, consulte a Central de Relacionamento com Clientes da Volkswagen pelo telefone 0800 019 5775
Substituição da lanterna traseira esquerda (veículos equipados com faróis de neblina de série acoplados à lanterna traseira)
Ano do recall: 2008
Verificação da galeria de combustível e troca da peça, que pode apresentar fissura, provocando vazamento de combustível.
Ano do recall: 2006
Substituição da unidade de controle do sistema de freios ABS.
Ano do recall: 2001
Troca do braço da suspensão dianteira
Ano do recall: 2000
Colaboraram para a reportagem:
AutoWay (31-3442-7342);
Alinha Rodas (31-3295-3913);
o tira-grilos Luiz Fernando Machado (31-3226-2677);
Autowatt (31-2526-4516);
Magnus Alinhamento (31-3463-9720).
Problemas e orçamento
Como principalmente a primeira geração do Golf é importada e circulou por aqui por pouco tempo, algumas peças originais do motor são caras e nem sempre estão disponíveis nas autorizadas, e mesmo no mercado paralelo não são fáceis de se encontrar, o que pode obrigar o proprietário a visitar ferros-velhos.
Volkswagen/Divulgação |
Troca do módulo de ignição do Golf GTI de segunda geração custa R$ 3.250. Substituição do jogo de velas do modelo de primeira geração pode chegar a R$ 900 |
MECÂNICOS
Geral
Folgas nas buchas dos leques, bieletas e coxins com rolamentos
Troca: R$ 400
Barulho nas rodas
Troca do cubo e rolamento:
R$ 182 por roda
1ª geração
Falha nos cabos de vela
Troca: R$ 900
Trinca na mangueira do respiro do motor
Adaptação: R$ 150
Troca: R$ 635
Trinca na base do corpo da borboleta
Troca da base: R$ 3.700
2ª geração
Falha nos cabos de vela
Troca: R$ 610
Testes do Golf
. Golf GT 2.0 Flex - Para botar banca
. Golf Sportline 1.6 Flex - Golf também entra no clima
. Golf GTI 1.8 Turbo - Pode pisar que tem
ELÉTRICOS
1ª geração
Geral
Falha na bobina e módulo de ignição
Troca: R$ 190
Falha no sensor de temperatura da água
Troca: R$ 80
Golf 2.0 GTI
Falha no medidor de massa de ar
Troca: R$ 240
Falha na bomba de combustível
Troca: R$ 300
Golf 2.0 GLX
Falha no relé do sistema de injeção eletrônica
Troca do relé: R$ 100
Falha no sensor hall
Troca: R$ 460
Golf 1.8 GL
Falha no sensor de posição da borboleta
Troca: R$ 400
Falha no corretor da marcha lenta
Troca: R$ 400
Golf 1.8 MI
Falha no relé do sistema de injeção eletrônica
Troca do relé: R$ 100
Falha na válvula de controle da marcha lenta
Troca: R$ 370
2ª geração
Geral
Falha no medidor de massa de ar
Troca: R$ 240
Golf 1.8 Turbo
Falha no módulo de ignição
Troca: R$ 3.250
Falha no sensor de temperatura da água
Troca: R$ 80
Defeito no corpo de borboleta
Troca: R$ 630
Golf 2.0
Falha na bobina de ignição
Troca: R$ 190
Golf 1.6
Defeito no corpo de borboleta
Troca: R$ 630
Falha no sensor de temperatura da água
Troca: R$ 80
Falha na bobina de ignição
Troca: R$ 190
LATARIA/CARROCERIA
Com o passar dos anos, as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
RUÍDOS (causados por)
Dilatação de peças plásticas dos faróis e painel de instrumento
Vibrações na barra de sustentação do teto
Para-choques bambos
Folga nos trilhos dos bancos, presilhas das portas e componentes das máquinas dos vidros
Isolamento precário de triângulo, macaco, chave de roda, estepe e guarnições traseiras
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200
RECALL
Para consultar se seu Golf está em dia com os recalls, consulte a Central de Relacionamento com Clientes da Volkswagen pelo telefone 0800 019 5775
Substituição da lanterna traseira esquerda (veículos equipados com faróis de neblina de série acoplados à lanterna traseira)
Ano do recall: 2008
Verificação da galeria de combustível e troca da peça, que pode apresentar fissura, provocando vazamento de combustível.
Ano do recall: 2006
Substituição da unidade de controle do sistema de freios ABS.
Ano do recall: 2001
Troca do braço da suspensão dianteira
Ano do recall: 2000
Colaboraram para a reportagem:
AutoWay (31-3442-7342);
Alinha Rodas (31-3295-3913);
o tira-grilos Luiz Fernando Machado (31-3226-2677);
Autowatt (31-2526-4516);
Magnus Alinhamento (31-3463-9720).
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