sexta-feira, 24 de abril de 2009

Previsão 2009 para o setor

Venda de automóveis será igual a 2008, estima Miguel Jorge

São Paulo - As vendas de automóveis no mercado interno em 2009 devem ser iguais às do ano passado, segundo avaliação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Ele ressaltou que a sua previsão contradiz a estimativa “conservadora” de redução de 3,9% no mercado, feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Miguel Jorge falou hoje (13), após participar de almoço na Câmara Americana de Comércio (Amcham), onde discursou sobre as Perspectivas para a Indústria Automotiva em 2009.

Em comparação com outros países, a situação brasileira é bastante confortável, de acordo com o ministro. “As perspectivas do setor automotivo brasileiro estão entre as melhores do mundo”, afirmou. Miguel Jorge utilizou dados da revista inglesa The Economist, para ilustrar que os Estados Unidos, por exemplo, devem ter uma retração de 25% no mercado de automóveis.

O ministro rebateu as reclamações de acesso difícil ao crédito, feitas por empresas do setor de peças automotivas. Segundo ele, muitas empresas não conseguem financiamento junto a bancos públicos por problemas no pagamento de impostos.

“Uma consulta ao Cadin [Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal] explicaria porque uma boa parte das empresas não consegue financiamento junto ao BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]”, disse o ministro.

Nenhum comentário: