sexta-feira, 1 de maio de 2009

Não compre no escuro - Chevrolet Silverado


A Silverado foi apresentada em 1997, no lugar da bem-sucedida D20, que naquela ocasião já contava com mais de dez anos de mercado, que por sua vez fora lançada em 1985. O design marcante da Silverado era o seu maior destaque, mas após uma minuciosa pesquisa, o feliz proprietário da nova picape descobria que, na verdade, era nada mais nada menos que uma D20 com carroceria nova. A maior parte das peças de mecânica, inclusive, era literalmente da D20 no catálogo da GM.

A versão de entrada contava com o velho conhecido motor do Opala de seis cilindros, que já equipava a D20, com injeção multiponto. A intermediária, a diesel, também empregava um motor herdado da D20, o Maxion S4, na verdade o Perkins Q20B, com a denominação Maxion já empregada na picape anterior. A top de linha DLX, porém, trazia um propulsor novo, o MWM Sprint Turbo 6.07T, com 168 cv, o que a transformava num verdadeiro bólido a diesel. Existem histórias que dão conta que ela seria lançada com 180 cv, mas o eixo traseiro não suportava essa potência e acabava quebrando.

Em relação à D20, a Silverado possuía cabine (inteira, tanto externa como internamente) e carroceria inteiramente novas, com desenho semelhante ao encontrado nas Silverado americanas. Está certo que as versões gingas eram completamente diferentes no que diz respeito ao chassi e motorização, mas pelo menos o design era agradável.

Em 2000 a Silverado passa a ser denominada de Silverado D20 e a versão a gasolina sai de linha, assim como a equipada com motor Maxion. Não houve Silverado a álcool de fábrica. Em 2001 surge a Silverado HD 3500, com apenas dois faróis menores e acabamento bem simples, para o trabalho. Em 2002 ela deixou de ser fabricada.

Comprando uma Silverado usada

Essa picape, por ser muito parecida com a D20 mecanicamente, é muito robusta e dura muito. Mas uma cuidadosa verificação dos pontos de solda do chassi, suspensões e diferencial não deve ser dispensada. E, de preferência num elevador, com o carro bem limpo por baixo. Nas versões equipadas com motor MWM, principalmente as primeiras, eram freqüentes os problemas no diferencial. Verifique ainda se os engates estão precisos e se a folga da embreagem está adequada, não soltando o veículo em posição alta demais, o que indica que está no fim de sua vida útil. As versões HD, menos numerosas, tendem a apresentar maior desgaste por serem voltadas para o trabalho. Boa sorte!

Nenhum comentário: