quinta-feira, 25 de junho de 2009

Aprenda a tornar sua oficina um local ambientalmente correto

O mês de junho é marcado por comemorações ao meio ambiente. É certo afirmar que toda ação humana tem efeitos ambientais, positiva ou negativamente, inclusive a atividade realizada pelas oficinas mecânicas.

Sob o ponto de vista positivo, o diretor do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), Antonio Gaspar, ressalta que o trabalho executado no dia a dia da oficina mecânica é, em si, um ato a favor do meio ambiente. “A simples regulagem de um motor torna o veículo menos agressivo à natureza”, diz Gaspar.

E, apesar do resíduo originado da reparação ser altamente prejudicial, é possível trabalhar sem agredir o meio ambiente. Veja no quadro algumas dicas e técnicas que você pode utilizar na oficina para torná-la ambientalmente correta.

Trabalhe a infraestrutura

1. Água: com uma simples reforma, é possível fazer a coleta da água da chuva que cai na calha para uso interno, na lavagem de peças, descarga de banheiros etc. Não serve para consumo. “É importante comunicar a empresa de saneamento básico da cidade para legalizar a ação”, revela o diretor do Sindirepa-SP, Antonio Gaspar.

2. Telhado: o uso de telhas transparentes ajuda a economizar energia elétrica. Segundo Gaspar, é possível obter financiamento diferenciado nas instituições financeiras, com taxas de juros menores do que as praticadas pelo mercado, para obras que buscam melhorar a relação da empresa com o meio ambiente.

3. Piso: a instalação de uma caixa separadora de óleo é muito importante para evitar que o óleo caia na rede de esgoto. Também é importante impermeabilizar o piso, com inclinação para o centro e a tubulação para a caixa separadora. Isso impede a contaminação do lençol freático ao lavar o piso da oficina.

4. Gases: é importante também o uso de conexões para lançamento de gases na parte externa da oficina, para não haver acúmulo de gases emitidos ao se realizar testes de diagnose de motor.

Pratique ações ambientalmente corretas

1. Lavagem de peças: abolir o uso de derivados de petróleo. Existem no mercado desengraxantes biodegradáveis que não utilizam água para enxágue. Segundo Gaspar, esses produtos têm ainda a vantagem de não oxidar a peça, além de não evaporar.

2. Abolir uso de retalhos (pastelão) e estopa: no lugar, substituir por toalhas retornáveis. Existem diversas empresas especializadas, que utilizam processos certificados para lavagem das toalhas, sem agredir a natureza.

3. Uniformes: é comum nas oficinas o fornecimento de uniformes ou jalecos, que de tempos em tempos precisam ser lavados. Normalmente, isso é feito em casa, pelo próprio mecânico ou pela esposa dele. O ideal é que sejam lavados como as toalhas retornáveis. A mesma empresa que fornece as toalhas pode também lavar os uniformes.

4. Resíduos sólidos: não devem ser jogados no lixo comum, pois na maioria das vezes apresentam contaminação por derivados de petróleo (Classe 1), altamente prejudicial ao meio ambiente. Existem empresas especializadas que retiram e descartam os resíduos conforme as normas de segurança. Segundo Gaspar, do Sindirepa-SP, os postos de combustíveis normalmente têm convênio com estas empresas.

Importante: alguns tipos de componentes, como amortecedores e bomba de combustível, entre outros, devem ser inutilizados para não voltarem ao mercado como peças recondicionadas ou remanufaturadas. “Os amortecedores recondicionados não oferecem a mesma segurança que um novo”, afirma o proprietário da Peghasus, Silvio Candido. “Por isso inutilizo todos, sempre que troco por novos.”

Há, no entanto, componentes que aceitam a remanufatura, tanto que Cummins, Bosch, Sachs, TRW, LUK, e Knorr-Bremse criaram a Anrap – Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças (www.anrap.org.br), para divulgar o conceito e vantagens desse tipo de produto, que deve ser refeito sempre pelo fabricante do componente original, com a mesma garantia de um novo. De acordo com o site da Anrap, os produtos remanufaturados pelos fabricantes são embreagem e platôs, motor diesel, alternadores e motores de partida, mecanismos da direção e compressores de ar para sistemas de freio.

5. Óleo lubrificante: o óleo usado deve ser armazenado em tanques ou tambores. Há empresas que retiram o produto sem custo.

6. EPI: equipamentos de proteção individual (óculos de segurança, luvas, uniforme), devem ser utilizados sempre. É uma regra que não pode ser quebrada.

Nenhum comentário: