segunda-feira, 15 de junho de 2009

Fazendo o ar que você respira


Como posso contribuir para melhorar a qualidade do ar?
Cuidar da emissão de poluentes do seu automóvel, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar, economiza combustível, diminui a manutenção no veículo e conseqüentemente o seu gasto com ele. Segundo pesquisas da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 10% da morte de idosos, 7% da morte de crianças e até 20% das internações infantis por doenças respiratórias estão relacionadas à poluição.

Não é para se preocupar? No inverno, esse número chega a ser 12% maior! Conheça um pouco os gases emitidos pelo seu veículo e o que causam sua saúde:

Só eles: vapor de água (H2O), Nitrogênio (N2), Oxigênio (O2), Dióxido de carbono (CO2) etc. Mas os mais temidos e tóxicos são: Monóxido de carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC) e o óxido de nitrogênio (NOx).


Gás: CO
Característica: incolor, inodoro e muito tóxico.
Como é gerado: resulta da queima incompleta de combustível.
O que causa: reduz a oxigenação do sangue e afeta o sistema nervoso. Agrava doenças cardíacas e respiratórias, dores de cabeça, podendo levar à morte.

Gás: HC
Característica: odor desagradável.
Como é gerado: resulta da queima incompleta e evaporação de combustível.
O que causa: câncer no pulmão, irritação nos olhos, pele e aparelho respiratório.

Gás: NOx
Característica: sob a ação da luz solar, transforma-se em NO2. Contribui para a formação de fumaça, reduzindo a visibilidade.
Como é gerado: durante o processo de combustão.
O que causa: afeta os pulmões e coração. Pode causar bronquite, tosse asma e insuficiência respiratória.

Fonte: CETESB.


Veja como reduzir esses gases

O Sensor Lambda ou Sensor de Oxigênio está localizado no escapamento e mede a quantidade de oxigênio presente nos gases poluentes.

O Sensor Lambda busca a condição ideal da mistura ar e combustível, onde o veículo vai desenvolver toda a sua potência, poluindo o mínimo possível e diminuindo a manutenção.

Já o Catalisador, localizado também no escapamento, logo após o Sensor Lambda, funciona como um filtro que reage quimicamente, transformando os gases nocivos que ainda restam em outros n.o poluentes.

Faça a Manutenção Preventiva a cada 30 mil km!

Nenhum comentário: