terça-feira, 2 de junho de 2009

Q5 inaugura sistemas de segurança da Audi

Para quem achou que o segmento de utilitários esportivos seria composto somente por SUVs de grandes dimensões, enganou-se. A turma do Mercedes-Benz GLK, Volvo XC60 e Volkswagen Tiguan ganhou mais um membro. Apesar de alguns deles serem chamados de crossovers (mistura de dois ou mais segmentos na concepção de um veículo), a verdade é que as montadoras descobriram um novo nicho dentro do mercado de utilitários que tem mostrado crescimento.

E é nele onde o Audi Q5 passará a disputar. Com menores dimensões que o Q7, estará disponível nas revendas em quatro versões de acabamento – com duas opções de motores – com preços entre R$ 205.840 para a versão de entrada e R$ 263.300 para a topo de linha. O lançamento inaugura dois sistemas de segurança na linha da marca alemã: um assistente de frenagem em descidas e um piloto automático que calcula a distância do carro da frente. Apesar de inéditos na linha Audi, já são conhecidos por modelos da Jeep e Volvo.

Tecnologias à parte, o mérito do modelo está no conjunto mecânico. Há duas opções de motorização: uma 2.0 Turbo FSI de 214 cv de potência e 35,7 kgfm de torque e uma 3.2 V6 de 269 cv de potência e 33,7 kgfm de torque a 3.500 rpm. Associados a eles há uma transmissão S-Tronic, de sete velocidades; as trocas podem ser feitas por meio de borboletas atrás do volante.

Transmissão continua sendo ponto forte

O iCarros avaliou, em trecho rodoviário e curto percurso off Road, a versão equipada com motor 2.0 turbo. A sensação não foge ao padrão dos outros modelos da Audi, tanto no desempenho como no conforto a bordo. O bloco turbo possui um sistema que controla a variação de abertura e fechamento das válvulas, alterando o desempenho em baixas e altas rotações. A força máxima aparece entre 1.500 e 4.200 giros.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,2 segundos e a velocidade máxima atingida é de 222 km/h, dados fornecidos pela Audi. Para tornar a condução mais divertida, basta mudar a alavanca do câmbio do modo drive para o sequencial. O sistema possui duas embreagens, sendo que uma troca as ímpares e a outra é responsável pelas pares. Dessa forma, a perda de força é imperceptível e, mesmo quando o carro está embalado e é preciso desacelerar ou a situação contrária, quando é necessária uma súbita aceleração. Neste caso, o uso das borboletas atrás do volante é primordial.

O trecho off road foi montadora para apresentar o sistema de assistência em descidas, de série em todas as versões. Em uma ladeira íngreme, com o botão selecionado, não existe necessidade de usar o freio. Basta segurar o volante. Além dele, o Q5 também oferece três modos de suspensão, de acordo com o tipo de condução: automática, conforto ou esportiva. Este sistema, porém, é opcional, assim como o piloto automático adaptativo. Com controle de distância do carro da frente e velocidade, pode frear ou parar o carro sozinho.


Exterior e cabine seguem linha do Q7

Tanto a dianteira como a traseira do carro destaca as atenções para o conjunto óptico. Ele atrai pelos faróis de xenônio, que possuem 12 leds de luzes diurnas e noturnas. De acordo com a Audi, consomem menos energia. Esta linguagem faz parte da nova identidade visual da marca. Em relação às linhas, o Q5 não foge muito do padrão adotado para o irmão maior Q7.

Uma das premissas para o desenvolvimento do Q5 foi o espaço interno. Com 2,81 metros de entre-eixos, o modelo leva com folga cinco passageiros. No compartimento de bagagem há espaço para 540 litros. Com os bancos rebatidos, a área aumenta sua capacidade para 1.560 litros.

Há três versões de acabamento: Attraction (2.0), Ambiente (2.0 e V6) e Ambition (V6). A de entrada vai ser responsável por 55% das vendas da linha. Além dos sistemas já citados como opcionais, o Q5 ainda pode receber: assistente de mudança de faixa, faróis com iluminação adaptativa, computador de bordo com controle de diversas funções e equipamento premium de áudio Bang & Olufsen, além de abertura, travamento e ignição do motor por sensor de presença.


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