terça-feira, 7 de julho de 2009

BMW X1

O caçula da família de SUVs da marca chega com muito luxo e desempenho

Em 1999, o lançamento do X5 marcou a entrada da BMW no segmento dos utilitários-esportivos. Não demoraria muito para a linha X crescer, com a introdução do X3, do crossover X6 e, agora, do X1.

O utilitário esportivo tem visual quase idêntico ao do carro-conceito apresentado na última edição do Salão de Paris, realizada em setembro de 2008. A dianteira exibe a tradicional grade em forma de rim, mas em tamanho ligeiramente maior do que os outros modelos da marca. Os faróis têm formato arrojado e há vincos por todos os lados, conferindo mais volume e agressividade ao carro.

A lateral lembra o X3, especialmente no formato da janela traseira. Um vinco na parte inferior das portas segue o formato dos para-lamas, que possuem molduras na cor preta, como na maioria dos off-roads.

Já a traseira conta com lanternas de formato inédito, que compõem um visual mais esportivo e limpo. O destaque vai para a seção inferior do para-choque, criando um belo contraste com o restante da carroceria.

Por dentro, o X1 é quase tão luxuoso quanto o X3. O desenho do habitáculo segue o padrão de estilo da marca bávara, com linhas mais sóbrias e elegantes. Acima das saídas de ar-condicionado, fica uma tela de LCD, que exibe informações do sistema de navegação por satélite (GPS) e do iDrive, responsável por controlar diversas funções e ajustes do veículo.

Na Europa, o X1 contará com uma boa variedade de versões. A xDrive 18i e a xDrive18d serão as configurações de entrada, passando pela xDrive20d (177 cv) e a xDrive23d (de 204 cv). A versão topo-de-linha será a xDrive28i, movida a gasolina e que atinge a velocidade máxima de 230 km/h.

O novo modelo será uma das estrelas da marca alemã no Salão de Frankfurt, que acontecerá na Alemanha em setembro de 2009.


Nenhum comentário: