quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Novo Civic 2011/2012 dá as caras!

Depois de ter sido flagrada na Europa, a nova geração do Civic é fotografada e filmada em Dubai. O breve filme postado no site You Tube pela revista Car do Oriente Médio mostra o sedã quase sem disfarces, como pode ser conferido abaixo. Mas o primeiro flagra do modelo no Velho Continente mostrou que a Honda não estava blefando quando disse que o projeto havia sido atrasado por conta de uma alteração no porte do veículo. De acordo com o CEO da marca japonesa, Takanobu Ito, o projeto inicial previa um modelo maior e mais caro que o atual, mas as condições do mercado, a busca por maior economia de combustível e as exigentes leis antipoluição fizeram com que o carro voltasse às pranchetas. Dessa forma, o futuro Civic (projeto 2 HC) terá dimensões próximas das atuais. E dessa vez não haverá revoluções no design.

Na mudança da 7ª para a 8ª geração, o Civic deu um salto imenso em visual e comportamento, para agradar aos jovens norte-americanos. Foi uma mudança tão radical que agora a Honda vai pegar mais leve, como a Toyota fez na última geração do Corolla. Não que o Civic vá perder o arrojo, longe disso. Fotos do interior do hatch europeu revelam que o painel continuará dividido em dois andares, com o velocímetro digital no nível de cima. Fontes ligadas à Honda, inclusive, dizem que hatch e sedã ficarão mais próximos nesta 9ª geração. Ou seja, se o hatch não vai revolucionar, o sedã também não.

As principais alterações estão concentradas na dianteira, com faróis maiores e grade que segue o novo padrão mundial da marca. A traseira será mais alta para aumentar o volume do porta-malas. As lanternas deverão ganhar iluminação por leds – as atuais têm um jogo de espelhos para simular os diodos de luz. Na lateral, as mudanças serão mais discretas. No hatch, por exemplo, até mesmo as maçanetas traseiras nas colunas foram mantidas. As novidades ficarão por conta de retrovisores e vincos na carroceria. Também são esperadas poucas intervenções na parte mecânica. A plataforma será a UH 2, uma evolução da UH 1 atual. E a filial brasileira se esforça para nacionalizar a transmissão automática de cinco marchas, um indício de que ela deverá continuar a ser usada na próxima geração. O motor 1.8 16V i-VTEC também deve ser o mesmo, mas, nos EUA, especula-se que a versão Si terá um 2.4 16V.

A matriz japonesa ainda não definiu a data exata de lançamento, diz apenas que será em 2011. De qualquer forma, o atraso do Civic não deverá afetar a nova geração do utilitário CR-V, também esperada para o próximo ano. Por aqui, o cronograma da Honda prevê que o novo Civic comece a ser produzido em julho de 2011, como linha 2012. Enquanto isso, o que roda nas proximidades da fábrica de Sumaré (SP) é o Fit reestilizado. Diversas unidades do monovolume circulam com a dianteira camuflada, escondendo as novidades da linha 2012 que chega ano que vem. Será coisa leve, como grade e para-choque, nos moldes do que houve no Civic em 2009.

Nenhum comentário: