quarta-feira, 30 de julho de 2008
Audi Q7 V6: uma escolha racional
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sexta-feira, 25 de julho de 2008
Canetada do século
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quinta-feira, 24 de julho de 2008
Me engana que eu gosto
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quarta-feira, 23 de julho de 2008
Sobressalente - Pela igualdade
Rodar com pneu estepe de marca e modelo diferente dos de uso pode provocar uma série de problemas, que vão desde desgaste prematuro até descontrole da direção A fabricação de 2,5 milhões de veículos neste ano, até o mês passado, é o recorde da indústria automobilística brasileira. Junto com o número vultoso surgem problemas de abastecimento que afetam o consumidor. É o caso dos pneus. Alguns modelos saem de fábrica com o estepe diferente dos pneus que rodam. O problema é usar o sobressalente: a diferença pode prejudicar o desempenho e comprometer componentes do veículo.
Diferenças
O coordenador de produtos da área de automóveis e caminhonetes da Goodyear, Leandro Silva, explica que mesmo se os pneus forem da mesma medida, não se deve utilizar produtos de fabricantes diferentes. Isso porque existe um manual técnico adotado pelos fabricantes que permite variações em uma mesma medida. "A norma tem uma tolerância. Por exemplo, se o ideal é 100, pode ir até 97 ou 103", detalha. Dessa forma, todos os fabricantes de pneu podem comercializar um produto com a especificação 175/70 R13, porém, explica Silva: "Quando se monta um pneu da Goodyear com o de outra marca da mesma medida eles não têm o mesmo diâmetro externo". A diferença faz com que o veículo fique com um lado mais alto do que outro, um detalhe imperceptível a olho nu, mas suficiente para influenciar no balanceamento e alinhamento. "Se uma indústria produz um pneu 2% maior e outra 2% menor, a diferença de 4%", explica Silva.
Perigo
O gerente de marketing e produto para pneus de passeio e caminhonetes da Michelin do Brasil, Flávio Santana, reforça a informação de Silva e diz que é comum pneus com a mesma dimensão serem destinados a nichos diferentes. "O pneu com aspecto esportivo tem a carcaça mais rígida e, por isso, suporta uma velocidade maior", explica. Se misturar os produtos, a sensação de direção é parecida com a de transitar com um dos pneus com calibragem diferente. "Provoca o desequilíbrio e o carro puxa para um dos lados”, alerta. Santana ressalta que a diferença pode ser perigosa em frenagens: “O desequilíbrio fica notório e o carro pode sair da trajetória".
Omissão
Outro problema que a diferença pode provocar é o desgaste prematuro dos componentes da suspensão. Além de comprometer o diferencial e as partes mecânicas, como o rolamento e o semi-eixo, que são acionados para compensar a diferença de diâmetro. Santana destaca um agravante do problema: o comportamento de lojistas. Segundo ele, quando não têm o produto pedido pelo cliente, omitem essas informações e vendem um pneu de outra marca com a mesma medida dizendo que isso não provoca problemas.
Alinhamento/balanceamento
Deve ser feito
A cada troca de pneus; quando os pneus apresentarem desgaste excessivo na área dos ombros ou na banda de rodagem em forma de escamas; quando um pneu tem maior desgate que o outro; trepidação das rodas dianteiras; vibração do veículo; volante duro.
Calibragem
Pressão Baixa
Altera a área de contato do solo, o que provoca desgaste acelerado e irregular da banda de rodagem na área dos ombros, reduz a durabilidade e aumenta o consumo de combustível.
Alta Pressão
Também altera a área de contato do pneu com o solo, provoca desgaste acelerado no centro da banda de rodagem, acarretando perda de quilometragem. O pneu fica mais suscetível a cortes e impactos, além de reduzir o conforto ao dirigir.
Fonte: Goodyear
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terça-feira, 22 de julho de 2008
Freios - Você pisa, e nada...
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segunda-feira, 21 de julho de 2008
Amortecedor - Troca preventiva é golpe
Shocktester, da Cofap, consegue avaliar com precisão estado dos amortecedores
Oficinas:
Viegas Serviços Automotivos
Preço (R$) 586,80
Preço (R$)561,00
Preço (R$)423,00
Preço (R$)590,00
Preço (R$)546,00
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sexta-feira, 18 de julho de 2008
Manutenção - Mandamentos do óleo
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quinta-feira, 17 de julho de 2008
Encurralado
A instalação do Autocap pode ser feita em lojas especializadas em som. Ele possui entradas para quatro câmeras e um microfone e pode ser ligado a outros dispositivos - como um sensor que avisa quando a porta do carro é aberta, por exemplo. É preciso adquirir um chip de celular GSM de qualquer operadora.
Cada vez que o carro é ligado, o sistema envia uma mensagem para o celular do dono. A partir daí, as câmeras fotográficas passam a registrar as imagens, em intervalos programáveis. Elas ficam armazenadas em um cartão de memória de 2 GB - pode ser o suficiente para vários dias ou até mais de um mês.
O Autocap permite duas formas de interação com o veículo. A primeira é pelo celular, por meio de mensagens. A outra forma é um software próprio instalado num computador, que mostra a posição do carro em um mapa, em tempo real. O usuário pode ainda recuperar as imagens registradas, bloquear e desbloquear o veículo, entre outras funções. Também é possível fazer tudo pela internet, por meio de um site.
Nos testes que fizemos, com um veículo cedido pelo fabricante, conseguimos acompanhar todos os trajetos feitos pelo carro. Os comandos de bloqueio e desbloqueio também funcionaram, com a ressalva de que os comandos por celular são mais lentos e dependem da cobertura da operadora. Seu grande diferencial, o monitoramento das imagens em tempo real, também foi eficiente. As fotos registradas seriam suficientes para identificar quem tentou roubar o carro.
O preço sugerido, 2 109 reais, inclui só o aparelho. Um kit completo, com quatro câmeras, microfone e botão de pânico, custa em média 3 200 reais. Sua vantagem é não ter mensalidades, que elevam o preço dos outros rastreadores para cerca de 2 000 reais.
SIMO Autocap VigiaCar tem todas as funções de um rastreador e bloqueador comum, com a vantagem de permitir monitorar em tempo real o que ocorre dentro do veículo.
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quarta-feira, 16 de julho de 2008
Som invisível
A vantagem é que você não precisa nem de fones de ouvido nem de um CD player que tenha entrada para MP3 player, e ainda ganha um produto que é quase à prova de roubo, por ficar longe do alcance dos olhos. O equipamento é composto de duas partes: a central receptora (que pode ficar no portamalas, sob o banco ou até escondido dentro do painel) e um pequeno transmissor, que vai plugado no iPod ou qualquer outro tocador de MP3.
A instalação é rápida. Leva cerca de 15 minutos e pode ser feita em qualquer loja de som automotivo. Outro ponto positivo é que o carro não precisa ter um auto-rádio ou CD player instalado. Basta ter a fiação e as caixas de som.
No início talvez você estranhe o produto e fique incomodado com a falta de botões, afinal o transmissor do Moovi é apenas uma caixinha preta de 7 centímetros de comprimento. Mas lembre-se: ele não é um tocador de músicas digitais, ele apenas transmite o sinal para a central, que recebe os dados sem qualquer interferência externa, pelo fato de funcionar numa faixa de freqüência digital de 2,4 GHz. Há ainda duas entradas Mosfet para amplificadores de som, para o caso de querer incrementar a potência e a qualidade do som.
O pequeno transmissor tem uma bateria interna que dura, segundo o fabricante, 25 horas e pode ser recarregada numa tomada comum ou no acendedor de cigarros do veículo. Ele permite conectar qualquer dispositivo de reprodução de áudio, como um DVD player portátil ou mesmo um celular que toque música digital. Nesse caso, é possível até atender as chamadas, que serão reproduzidas nos alto-falantes.
O Moovi leva vantagem sobre aqueles transmissores de rádio que têm a mesma função. Como eles funcionam com sinal de FM, em geral há muita interferência e ainda é preciso que o carro tenha um autorádio - sem falar que eles não têm qualidade digital de som. Só que o Moovi custa mais que esses aparelhinhos, saindo por 390 reais, o mesmo preço de um CD player automotivo básico. Nada mau para quem não agüenta mais ter o som levado por ladrões.
SIMO Moovi é fácil de operar e transmite um som limpo, de qualidade e sem nenhum chiado. E ainda tem a vantagem de ficar escondido, longe do olhar dos ladrões.
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terça-feira, 15 de julho de 2008
Eixo do Stilo - DPDC instaura processo
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terça-feira, 1 de julho de 2008
Manutenção - Detector de borra
Equipamento eletrônico testa a capacidade de lubrificação do óleo do motor. Procedimento sem custo indica ao condutor se já está na hora de fazer a troca.
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Manutenção - Mandamentos do óleo
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